quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Marketing Digital


Marketing digital é basicamente um conjunto de acções de comunicação de que as várias empresas se podem servir para divulgar e comercializar os seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Assim, o que se pretende quando se utiliza o marketing digital é o uso de um conjunto alargado de canais (dos quais podemos salientar internet, e-mail, telemóvel, jogos de computador, displays interactivos, etc.) e de técnicas (Search Engine Marketing, Permission Marketing, Rich Media Advertising, Web Surveys, Virtual Worlds, Serious Games, etc.) que servem esse propósito.
As duas formas mais populares de Marketing Digital são: "pull" e "push" que podem ser traduzidas, não literalmente, como forma solicitada e forma oferecida. Na forma "pull", que seria a forma solicitada de marketing digital, o usuário procura e solicita o conteúdo, sejam sites/blogs ou qualquer media online, através dos mecanismos de busca ou simplesmente acedendo ao conteúdo directamente através de um link ou url. Na "push", a forma oferecida, a tecnologia envolve o criador da mensagem e o usuário. Seja por email, sms/mms, ou outros, o distribuidor deve iniciar o relacionamento e a oferta. O usuário recebe por vias digitais e tem a opção de visualizar o conteúdo ou não. Numa iniciativa de marketing digital, o ideal sempre será combinar as duas formas ou modelos, oferecendo o produto ou serviço e disponibilizando o mesmo para solicitação por parte do usuário.
Também este tipo de marketing tende a crescer exponencialmente, já que a sua exploração não é muito dispendiosa.
Vantagens:
· Muito actual e de fácil acesso
· Pouco dispendioso

Desvantagens:
· Atinge todo o tipo de público
· Pode incomodar as pessoas que não gostam de receber publicidade indiscriminadamente


Fontes:
http://www.marketingdebusca.com/artigo/seo-search-engine-optimization/
Google marketing: o guia definitivo do marketing digital

Sem comentários: