Não existe melhor maneira de atingir o público do que tentar atingi-lo nas suas emoções.
Este conceito surge contextualizado num mundo onde a preocupação com aquilo que é unicamente racional e com as necessidades básicas já não existe, e portanto tenta-se uma outra vertente, que explora os sentimentos, uma necessidade secundária.
O nome de tribal surge de uma observação que permitiu chegar à conclusão que cada indivíduo partilha relações com outros que partilhem os mesmos gostos, e que se aproximam a nível de motivações e personalidades, formando portanto uma “tribo”.
Assim, e no sentido de explorar as “fraquezas” dos consumidores, as diferentes marcas tentam uma aproximação e interacção com os possíveis consumidores por via emocional, para os motivar a comprar.
Vantagens:- Cria uma relação de grande aproximação com os consumidores, facilitando aquilo que podemos denominar de fidelização em relação à marca;- A nível económico existem grandes vantagens;Desvantagens:- poder ser mal recebida pelos consumidores
Exemplos de tribos:
Moshers - metal e rock é a sua vida. MySpacers-Não é só um site, mas um estilo de vida. Blingers - rappers como Jay-Z é sua inspiração
Outro exemplo que pode vir a ser explorado em Portugal, nesta vertente, relaciona-se com uma das grandes paixões dos portugueses: o futebol. Na verdade, a “clubite” tão debatida pelos comentadores do género não deixa de ser uma espécie de tribo.
Fonte:
Este conceito surge contextualizado num mundo onde a preocupação com aquilo que é unicamente racional e com as necessidades básicas já não existe, e portanto tenta-se uma outra vertente, que explora os sentimentos, uma necessidade secundária.
O nome de tribal surge de uma observação que permitiu chegar à conclusão que cada indivíduo partilha relações com outros que partilhem os mesmos gostos, e que se aproximam a nível de motivações e personalidades, formando portanto uma “tribo”.
Assim, e no sentido de explorar as “fraquezas” dos consumidores, as diferentes marcas tentam uma aproximação e interacção com os possíveis consumidores por via emocional, para os motivar a comprar.
Vantagens:- Cria uma relação de grande aproximação com os consumidores, facilitando aquilo que podemos denominar de fidelização em relação à marca;- A nível económico existem grandes vantagens;Desvantagens:- poder ser mal recebida pelos consumidores
Exemplos de tribos:
Moshers - metal e rock é a sua vida. MySpacers-Não é só um site, mas um estilo de vida. Blingers - rappers como Jay-Z é sua inspiração
Outro exemplo que pode vir a ser explorado em Portugal, nesta vertente, relaciona-se com uma das grandes paixões dos portugueses: o futebol. Na verdade, a “clubite” tão debatida pelos comentadores do género não deixa de ser uma espécie de tribo.
Fonte:
Não existe melhor maneira de atingir o público do que tentar atingi-lo nas suas emoções.
Este conceito surge contextualizado num mundo onde a preocupação com aquilo que é unicamente racional e com as necessidades básicas já não existe, e portanto tenta-se uma outra vertente, que explora os sentimentos, uma necessidade secundária.
O nome de tribal surge de uma observação que permitiu chegar à conclusão que cada indivíduo partilha relações com outros que partilhem os mesmos gostos, e que se aproximam a nível de motivações e personalidades, formando portanto uma “tribo”.
Assim, e no sentido de explorar as “fraquezas” dos consumidores, as diferentes marcas tentam uma aproximação e interacção com os possíveis consumidores por via emocional, para os motivar a comprar.
Vantagens:- Cria uma relação de grande aproximação com os consumidores, facilitando aquilo que podemos denominar de fidelização em relação à marca;- A nível económico existem grandes vantagens;Desvantagens:- poder ser mal recebida pelos consumidores
Fontes:
Le Marketing tribal. Yohan Gicquel
Este conceito surge contextualizado num mundo onde a preocupação com aquilo que é unicamente racional e com as necessidades básicas já não existe, e portanto tenta-se uma outra vertente, que explora os sentimentos, uma necessidade secundária.
O nome de tribal surge de uma observação que permitiu chegar à conclusão que cada indivíduo partilha relações com outros que partilhem os mesmos gostos, e que se aproximam a nível de motivações e personalidades, formando portanto uma “tribo”.
Assim, e no sentido de explorar as “fraquezas” dos consumidores, as diferentes marcas tentam uma aproximação e interacção com os possíveis consumidores por via emocional, para os motivar a comprar.
Vantagens:- Cria uma relação de grande aproximação com os consumidores, facilitando aquilo que podemos denominar de fidelização em relação à marca;- A nível económico existem grandes vantagens;Desvantagens:- poder ser mal recebida pelos consumidores
Fontes:
Le Marketing tribal. Yohan Gicquel
http://www.youtube.com/watch?v=HD5Ezro_1JM
Exemplos de tribos:
Moshers - metal e rock é a sua vida. MySpacers-Não é só um site, mas um estilo de vida. Blingers - rappers como Jay-Z é sua inspiração
Outro exemplo que pode vir a ser explorado em Portugal, nesta vertente, relaciona-se com uma das grandes paixões dos portugueses: o futebol. Na verdade, a “clubite” tão debatida pelos comentadores do género não deixa de ser uma espécie de tribo.
Exemplos de tribos:
Moshers - metal e rock é a sua vida. MySpacers-Não é só um site, mas um estilo de vida. Blingers - rappers como Jay-Z é sua inspiração
Outro exemplo que pode vir a ser explorado em Portugal, nesta vertente, relaciona-se com uma das grandes paixões dos portugueses: o futebol. Na verdade, a “clubite” tão debatida pelos comentadores do género não deixa de ser uma espécie de tribo.
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