segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Buzz Marketing




Buzz marketing é um termo usado para explicar uma determinada forma de fazer marketing, que como as anteriores também se pode considerar vanguardista e que se pode traduzir pelo marketing de boca-a-boca.
Aquilo que se tenta fazer é encorajar as pessoas a passar uma determinada mensagem a outras pessoas, para que elas façam o mesmo, e assim sucessivamente tenta-se “atingir” o maior número de indivíduos possíveis, num crescimento de rede que se prevê exponencial. Tenta-se então dar um motivo para que as pessoas falem de certos produtos e serviços, e facilitar a iniciação deste tipo de conversas.A ideia remonta assim aos vírus comuns, que se encontram nos computadores, e que tantos malefícios trazem. A estratégia parte então do aproveitamento do fenómeno da rápida difusão que hoje existe.
A razão do surgimento deste tipo de marketing relaciona-se com a saturação sentida nos dias de hoje face à comunicação, e nomeadamente à publicidade. Assim, tentou-se uma nova forma de atingir os consumidores, que de dia para dia se tornam mais resistentes relativamente às tradicionais propagandas.
O que acontece frequentemente, e se demonstra como uma das grandes vantagens deste sistema é que os media “aderem” à causa, e mostram as pouco convencionais campanhas, fazendo publicidade grátis, espontânea e poderosa.


Fontes:

Jay Conrad Levinson no livro Guerrilla Marketing de 1982

http://marketingdeguerrilha.wordpress.com/

WOMMA(Word of Mouth Marketing Association) site.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Faltam vantagens, desvantagens e exemplos. As fotos podem ser consideradas exemplos quando explicadas.