quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Brand Experience







Nokia TRENDS Argentina 2008







Depois da era do produto, da qualidade e da propaganda, a tendência do mercado do con­sumidor chegámos, nos nossos dias à era da experiência. Vivemos um momento em que as pessoas passaram a valorizar mais as emoções. E aquilo que o marketing chama de brand experience (experiência de mar­ca) é justamente o processo que pretende atingir o consumidor de forma alternativa e integral, com acções de interacção entre as pessoas e a marca, tentando fazer o consumidor ter boas lembranças relativas a determinada marca, já que se considera um dado adquirido que aquelas marcas que ficam mais tempo na caneca do consumidor, são vencedoras na hora do consumo. O conjunto de actividades desenvolvidas pelo brand expe­rience envolve os consumidores de tal forma que muitos se lem­brarão não apenas com a mente, mas, sobretudo, com a emoção. Ambas despertam no consumidor a vontade de vivenciar a marca e se sentir parte de uma comunidade ou grupo. Quem já foi à Disneylândia vivenciou o conceito da marca Disney nos mínimos detalhes. A presença dos personagens ao vivo, as surpresas antes de cada espectáculo, o ambiente de fantasia — tudo isso leva as pessoas a um estado de encanta­mento pelos produtos. Quando a marca consegue envolver o consumidor dessa forma, ela conquista-o plenamente.A marca Porsche é outro exemplo: hoje, a empresa não vende apenas carros, comercia­liza a experiência do consumidor em fazer parte de um clube, oferece pacotes turísticos que proporcionam uma viagem ines­quecível com outros amantes da marca. É possível escolher o tipo de emoção que o comprador terá ao dirigir o veículo, viajando pela Europa ou desbravando lagos e montanhas do sul da África.
Para que essa nova abordagem seja eficiente, é preciso mudar a filosofia de aplicação dos conceitos de marketing. O consumidor é um ser mutável todas as suas facetas devem ser atingidas pelo conceito da mar­ca. Assim, a empresa precisa tra­duzir a experiência da marca não apenas para o seu público externo, mas também para todos os seus funcionários, desde a telefonista, até ao director financeiro e aos cola­boradores em geral.
Vantagens:- Fomenta um relacionamento mais próximo com os consumidores- Forma de distanciamento da concorrência
-Quando bem aplicado este conceito não precisa de um elevado orçamento- Torna as mensagens de comunicação de marketing mais facilmente apreendidas
- Facilita a fidelização do clienteDesvantagens:- A proximidade constante que a marca tem de ter junto do consumidor torna mais fácil o cometer erros, e como tal também torna esses erros mais graves aos olhos dos consumidores






Fontes:
Branding Unbound: The Future of Advertising, Sales, and the Brand Experience
The Customer Experience, Por Bernd Schmitt

Sem comentários: