quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Punk Marketing


Conhecido como Punk Marketing este conceito é muito mais uma ideia a ser seguida e praticada do que propriamente um livro recheada de dicas e conselhos. Antes de tudo, é preciso entender que o Punk Marketing foi assim denominado porque apresenta uma abordagem mais agressiva, ou seja, são acções mais directas, cheias de impacto e energia, que exploram a comunicação e propagam mensagens que incentivam o consumo. A referência vem do movimento punk, iniciado nos EUA nos anos 70 e difundido posteriormente na Inglaterra. Foi um importante movimento cultural, caracterizado pela liberdade de expressão, ousadia e ideias agressivas. É este conceito, aplicado na relação de empresas e produtos com seus consumidores, que fazem do Punk Marketing uma grande promessa para estreitar relações de compra e venda e criar fortes tendências de consumo.A melhor definição para Punk Marketing, na minha opinião, é dos autores Richard Laermer e Mark Simmons. Segundo a dupla, Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das empresas para os consumidores.Geralmente, são acções voltadas para os media digitais, que rapidamente são espalhadas pelo mundo todo, enchendo caixas de e-mail, gerando milhares de scraps e mensagens instantâneas.
Em tempos onde é preciso ser criativo para vender mais, sair do lugar comum e tradicional é, sem dúvida, um diferencial significativo. Uma boa dose de ousadia e agressividade também não faz mal a ninguém.

Vantagens:
· Este tipo de marketing tem a peculiaridade de despertar interesse, curiosidade e grandes doses de entusiasmo junto dos consumidores,
· o custo para desenvolver acções de Punk Marketing é relativamente baixo e o retorno muito alto.

Desvantagens
Não é possível quantificar os efeitos que uma campanha deste tipo pode trazer;
Existe a possibilidade de as acções chegarem a públicos que não os pretendidos.
Os consumidores podem não ver satisfeitas as suas necessidades e expectativas aquando da compra ou contacto com o produto ou serviço e neste caso, o prejuízo pode ser arrasador.

Fontes:
Punk Marketing: Get Off Your Ass and Join the Revolution

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